Quantcast
Channel: MundoTec » Inovação
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Atores da nova corrida espacial. Porque você vai ao espaço antes do que imagina

$
0
0

A exploração espacial e eventual construção de colônias em marte (ou outro planeta) é destino inevitável da humanidade, assim como a singularidade tecnológica. Naturalmente ainda é preciso muita evolução da tecnologia para chegar a Marte, mesmo já existindo uma expedição para Marte planejada para 2022, ainda existem desafios de toda natureza, tanto técnicas quanto humanas, como, por exemplo, garantir que o ‘viajante’ não vai entrar em depressão ou tédio em uma viagem de 6 meses em um cubículo?

 

Durante a guerra fria, a conquista espacial era essencialmente impulsionada pelos governos. Nessa época, a NASA chegou a ter 4,4% do orçamento do EUA valor que foi caindo consideravelmente junto com a o interesse governamental pelo tema. Atualmente, a NASA recebe 0,4% do orçamento americano e uma fração desse recurso é alocado para pesquisa e exploração espacial. Essa mudança de prioridade acabou diminuindo velocidade de novas conquistas na corrida espacial. Para incentivar esse avanço em empresas privadas, em 1995, Peter Diamandis fundou o XPrize, iniciativa que premiaria com 10 milhões de dólares a primeira aeronave desenvolvida exclusivamente com investimentos privados que chegasse a uma altura de 100 KM com três passageiros a bordo. A 100 KM de altitude é onde começa a chamada linha de Karmam, que é considerado o início do espaço e o fim da atmosfera terrestre. Nessa altitude praticamente não existe mais ar, sendo impossível para a aviação usual alcançá-la.

 

O vencedor do prêmio só surgiu com 2004, quase dez anos depois, com desenvolvimento do AirShipOne. Ver Peter Diamandis contando ao vivo os detalhes do projeto foi uma das milhares de coisas incríveis que presenciei na Singularity University e o vídeo abaixo passa um pouco da emoção desse importante momento na conquista espacial!

 

 

Peter Diamandis é também co-fundador da Singularity University e da Zero-G e esteve no Brasil pela primeira recentemente, em palestra promovida pela Fiap, a faculdade parceira da SU no país.

 

Atualmente, uma das empresas que lideram a corrida espacial é a SpaceX fundada pelo impressionante Elon Musk (PayPal, Tesla Motors). SpaceX é uma das empresas mais fascinantes da atualidade. Os melhores foguetes do mundo são produzidos pela companhia, produziram a primeira espaçonave privada a se acoplar na estação espacial e o incrível GrassHoper, o primeiro foguete reutilizável do mundo! Ele consegue decolar e pousar de volta. Como??? Confira no vídeo abaixo:

Esse tipo de tecnologia em empresas privadas abriu os precedentes para o turismo espacial. Por “módicos” 20 milhões de dólares é possível comprar um ticket para ir ao espaço pela Space Adventures ou pela Virgin Galatic.

 

Claro que esse valor está muito distante da realidade de qualquer mortal. Mas se você quiser sentir a emoção de gravidade zero por um preço que (talvez) caiba no seu bolso, a Zero-G tem voos quinzenais nos quais é possível sentir gravidade zero por apenas 5000 dólares! No voo é possível sentir a ausência de gravidade por cerca de 3 minutos. Parece pouco, mas é cada vez mais a ficção científica se tornando realidade e acessível. Dando esperança assim que uma viagem espacial seja tanto acessível quanto uma viagem de avião é hoje. Você já está se preparando para o seu primeiro voo em gravidade zero?

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images